Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta quinta-feira (24), o transporte aeromédico de um recém-nascido do município de Sobral.
A criança, que estava internada no Hospital Regional Norte, foi levada para o Hospital de Messejana – Dr Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza, unidade especializada no tratamento de doenças do coração.
O bebê, um menino de 29 dias de vida, portador de cardiopatia congênita, foi transportado em incubadora, com ventilação mecânica e medicações em bomba de infusão. Segundo o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Ceará (Samu – CE) que acompanhou a criança, o transporte foi realizado com segurança e sem intercorrências. A equipe também foi composta por um enfermeiro do Samu – CE e dois pilotos da Ciopaer.
A condução foi realizada pela primeira vez em aeronave de transporte, graças à incubadora que tem autonomia, uma vez que os equipamentos necessários são instalados na própria prancha onde ela é colocada, suprindo as necessidades do bebê sem ser preciso a utilização da UTI aérea. Dessa forma, o helicóptero com configuração para aeromédico pôde ficar livre para atender outras ocorrências de cunho médico.
Fonte: SSPDS