Acre – Na tarde de segunda-feira (23), o helicóptero Harpia 4 do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) foi acionado para uma missão de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município de Assis Brasil, para prestar assistência a uma paciente de 46 anos, que precisava ser transferida com urgência ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
A mulher havia passado por intervenção cirúrgica há 10 dias e apresentou complicação cirúrgica, tendo que retornar à Unidade de Saúde Mista daquele município, com um quadro de evisceração abdominal, considerado grave. A solicitação da aeronave do CIOPAER foi realizada diretamente pela direção da unidade de saúde.
Uma equipe aeromédica foi embarcada para essa missão. Ao chegar na unidade hospitalar de origem, abordando a paciente na unidade de origem, estabilizando as condições clínicas para o voo e conectando aos equipamentos de monitorização de parâmetros vitais, oferecendo uma maior vigilância de saúde e buscando oferecer mais segurança durante o transporte.
O helicóptero Harpia 4 pousou no heliponto do Pronto-Socorro de Rio Branco, sendo recebida pela equipe médica desta unidade, sendo encaminhada para avaliação e correção da complicação cirúrgica. A agilidade no transporte foi fundamental para evitar complicações maiores, como também reduzir o tempo de exposição das estruturas corporais eviscerada.
“Apesar da gravidade, a paciente chegou ao Pronto-Socorro de Rio Branco estável. O transporte durou aproximadamente 45 minutos e foi bem tranquilo, sem intercorrências. A mulher havia feito uma cirurgia de colecistectomia (procedimento de retirada da vesícula biliar) e, no pós-operatório, os pontos saíram, resultando na exposição do conteúdo abdominal”, explicou o médico do SAMU, Pedro Pascoal.