O AC313 Avicopter (AVIC) foi certificada pela Autoridade de Aviação Civil da China (CAAC), abrindo o caminho para a introdução da aeronave para serviço operacional com operadores civis na China.
Na emissão da certificação em 05 de janeiro para o helicóptero de 13.8 toneladas, as autoridades disseram que o AC313 atende aos regulamentos em conformidade com os requisitos da CCAR-29R1, permitindo a aeronave desempenhar um papel em operações de desastres, busca e salvamento, prevenção de incêndios florestais e operações offshore e pode operar em condições adversas a uma distância máxima de 560 milhas (900 km) e em altitudes de quase 28.000 pés (8.500 metros). Pode transportar até 5 toneladas de carga externa junto com 27 passageiros ou 15 feridos em macas.
Detalhes liberados pela Agência de Notícias Xinhua disse que o AC313 passou por um rigoroso regime de aeronavegabilidade para teste de certificação, incluindo 200 horas de testes de voo com uma ênfase particular sobre o desempenho em grande altitude, com vôos no Tibete e até o acampamento na base do Everest.
AVIC disse que também pretende candidatar-se a EUA e da Europa de certificação para permitir as vendas externas, mas não disse quando isso será feito.
O desenvolvimento do tipo tomou quatro anos, e os relatórios sugerem que os operadores chineses encomendaram cerca de 32 AC313. O tipo é alimentado por três motores Pratt & Whitney Canadense PT6B-67A e apesar de ser saudado como um projeto de indígenas, a aeronave tem uma forte semelhança com o SA 321 – Super Frelon Aerospatiale, exemplos dos quais foram exportados para a China no final de 1970, pois a China comprou 13 helicópteros da francesa nessa época e pelo menos um teria sido desmontado para estudo e engenharia reversa.
Fonte: Shephard e Associated Press.