Centro Integrado de Operações Aéreas ministra instrução a grupo especializado do Corpo de Bombeiros

- Anúncio -

Tocantins – Nas manhãs dos dias 11 e 12 de maio, integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), tiveram a oportunidade de ministrar instrução ao efetivo da 1ª Companhia Independente de Busca e Salvamento do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CIBS) do Estado do Tocantins.

343549_1000

Na ocasião, os integrantes da Unidade Aérea, militares do Corpo de Bombeiros e Policiais Civis e Militares puderam apresentar, na teoria e na prática, algumas técnicas de infiltração e exfiltração com o uso do helicóptero, de embarque e desembarque na aeronave, confecção de zona de pouso de helicóptero (ZPH), imobilização e preparação de vítima em maca do tipo envelope e içamento de vítima utilizando a técnica do Mcguire, dentre outras.

O objetivo da ação foi inserir o helicóptero como ferramenta auxiliar nas operações da unidade. Os militares concluíram o estágio de busca e salvamento, que teve duração de quatro semanas, o qual objetivou capacitá-los a desenvolver técnicas para acessar e retirar vítimas de locais críticos.

343548_1000

A instrução do Ciopaer foi encerrada com um simulado onde os bombeiros confeccionaram uma ZPH, acessaram e imobilizaram uma vítima e acionaram o apoio aéreo para a extração da mesma. O local escolhido foi uma área de mata próxima ao centro de Palmas, onde os militares atuaram simulando uma situação real, desde a solicitação do helicóptero até a extração da vítima.

“A instrução foi essencial para a integração destes grupos especializados, Ciopaer e CIBS, uma vez que são rotineiras as operações onde as equipes atuam em parceria e, conhecer a capacidade operacional de atuação mútua é fundamental para potencializar as ações e o êxito das missões”, declarou o tenente coronel Ferrão, diretor do Ciopaer.

A 1ª CIBS, unidade especializada pioneira do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins atende às demandas de ocorrências complexas em todo território tocantinense, e é responsável pelas atividades de busca (terrestre), salvamento (terrestre e em altura) e mergulho.

343550_1000

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

- Anúncio -