Goiás – O Centro de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou o 3º treinamento de CRM – Corporate Resource Mangement, nos dias 16 e 17 de fevereiro e 13 e 14 de março, no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia.
A atividade teve como objetivo elevar o nível de segurança de voo, buscando implementar o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e reconhecer a importância da correta utilização dos recursos e do trabalho em equipe.
O treinamento deste ano ocorreu em duas turmas com o intuito de permitir mais participações e também um menor número de alunos em cada turma. O primeiro e o segundo foi conduzido pelo SERIPA VI/FAB e o terceiro por uma empresa que presta assessoria, consultoria e treinamentos na área aeronáutica.
No total, 37 pessoas participaram do treinamento, entre pilotos, tripulantes operacionais, auxiliares de manutenção, militares de apoio solo, médicos e enfermeiros do SAMU e do SIATE.
No princípio do desenvolvimento da aviação os treinamentos eram voltados apenas para aspectos técnicos relacionados ao desempenho individual dos tripulantes durante o voo, entretanto, posteriormente pesquisas realizadas com base em investigações de acidentes e incidentes aeronáuticos observaram a existências de outros aspectos, além dos técnicos que atuavam como fatores contribuintes para aquelas ocorrências.
Assim, empresas aéreas, indústrias e governos decidiram implementar programas de treinamentos com objetivo de melhorar a coordenação e o gerenciamento de toda a tripulação de voo.
Atualmente, os conceitos de CRM têm sido expandidos não apenas para as tripulações, mas para todo o pessoal de apoio, que oferece suporte ao desenvolvimento da atividade aérea e até mesmo em outras áreas, como na medicina.
Fonte: CBMGO.