O Estado do Ceará vem se destacando no cenário nacional da Aviação de Segurança Pública, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Estado do Ceará iniciou suas atividades aéreas policiais no Estado no ano de 1995.
Em 04 de julho de 2001, através do Decreto nº 26.255-A, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará decidiu ousar na criação de um órgão ímpar dentro da estrutura da segurança pública, assim foram reunidos em um só órgão e sob a mesma direção Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Delegados, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil.
A CIOPAER passou a ser subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e as aeronaves passaram a desempenhar missões múltiplas de policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio, de salvamento e de Defesa Civil. As tripulações passaram a ser mistas, mas a doutrina passou a ser a mesma, e os objetivos a serem cumpridos o seriam pela soma dos esforços e da determinação de todos.
Hoje a CIOPAER conta com 03 helicópteros tipo AS50, está previsto para o segundo semestre deste ano a entrega de um helicóptero biturbina modelo EC 135, adquirido com recursos próprios do Estado do Ceará, através de uma compra direta na Eurocopter em Donauwörth, Alemanha.
Possui ainda planejamentos para aquisição de mais dois helicópteros biturbina e um avião turbohélice. A CIOPAER também mostra ser um exemplo de integração dos órgãos de segurança pública, onde Policiais Civis e Militares e Bombeiros Militares desempenham missões operacionais com planejamento e execução integradas. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as Polícias Brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das Polícias Civil e Militar, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade, racionalizando assim os aportes financeiros exigidos para funcionamento de uma Unidade de Aviação de Segurança Pública.
A CIOPAER conseguiu um excelente destaque quando, no ano de 2008, conforme publicação em Diário Oficial da União Nº 112 de 13 de junho de 2008, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através da Superintendência de Segurança Operacional (SSO) aprovou. através da Portaria Nº 821/SSO, de 12 de Junho de 2008, a Homologação dos Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicópteros na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).
Com a homologação da Escola de Aviação foi possível a formação de pilotos de helicóptero com atenção especial voltada para a aviação de segurança pública, e a criação de um quadro próprio de Pilotos, Tripulantes Operacionais, Mecânicos e Pessoal de apoio-solo, formados dentro do mais alto padrão nacional e internacional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração a serem empregados nas mais variadas missões desempenhadas em todo o Estado do Ceará.
A CIOPAER-CE também tem apoiado diversos estados brasileiros na formação de seus pilotos de helicóptero. Já formou e treinou pilotos para os Estados do Rio de Janeiro (02 pilotos policiais militares); do Rio Grande do Norte (01 piloto policial militar); de Goiás (01 piloto policial militar); do Pará (01 piloto policial militar); da Paraíba (01 piloto policial militar); do Piauí (01 piloto policial militar); do Tocantins (01 piloto policial civil) e do Paraná (02 dois pilotos policiais militares), sendo que esses dois últimos pilotos formados para o Estado do Paraná foram os primeiros alunos a concluírem um curso prático de piloto privado e comercial de helicóptero com utilização de aeronaves tipo AS 350 B2 Esquilo, curso esse ministrado com ênfase em operações de Segurança Pública e com a duração de oito meses.
Conforme o Ten Cel PM Antônio Nirvando Monteiro Vieira, Coordenador da CIOPAER-CE desde o ano de 2007, existem projetos do Estado do Ceará junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para a formação de pilotos de helicóptero para os diversos Estados do Brasil. Criando assim um Centro de Instrução da Aviação de Segurança Pública á disposição da Comissão de Aviação de Segurança Pública da SENASP, para formação e treinamento de pilotos de helicóptero dentro de padrões de disciplina, respeito, capacidade técnica e segurança de voo aceitáveis para o perfeito desenvolvimento de operações aéreas em todo o Brasil.
Clique e assista ao vídeo CIOPAER-CE.
Créditos: Sérgio Augusto Ramos.