A comissão organizadora, responsável pelos preparativos do Simpósio Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, já escolheu a logomarca e definiu os temas para as palestras. O simpósio, que será promovido pelo CENIPA, ocorrerá dia 17 de agosto, no Hotel Transamérica, em São Paulo.
Responsabilidade criminal em acidentes aeronáuticos, cultura de segurança e treinamento de aeronavegantes, o papel da ANC na segurança da aviação brasileira, fatores humanos, os maiores vilões da aviação e como combatê-los, foco do fabricante de aeronaves na elevação da segurança, os benefícios do Anexo 19 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), estudos de casos: lições aprendidas, são os temas selecionados para a programação do evento.
Para o Tenente-Coronel Aviador André Luís Ferreira Grandis, membro da comissão organizadora, esse não poderia ter sido melhor momento para a realização do simpósio de prevenção de acidentes aeronáuticos. “É hora de compartilhar com a sociedade brasileira temas específicos que envolvem a segurança da aviação no país, em especial pela aproximação dos grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016,” afirmou.
Trata-se da realização de um dos maiores simpósios de segurança de voo, o qual pretende mobilizar toda a comunidade aeronáutica para debater assuntos relacionados à prevenção de acidentes aéreos no Brasil. Já confirmaram participação as seguintes entidades: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), EMBRAER, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Organização de Aviação Civil Internacional, com sede em Montreal, no Canadá.
O simpósio reunirá representantes de entidades nacionais, públicas e privadas, que atuam diretamente na atividade aérea, bem como a participarão de empresas de aviação e entidades civis envolvidas com a fabricação e manutenção de aeronaves.
Fonte: CENIPA