O relatório final do acidente do helicóptero PT-YJJ foi divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Histórico
O helicóptero, com um piloto e quatro passageiros iniciou a decolagem de um acampamento localizado em uma ilha no Rio Araguaia, com destino a uma residência na cidade de Aruanã, a 14 km do local de origem.
A decolagem foi feita, inicialmente, na vertical, seguida de um giro de cauda à direita e decolagem normal. A aeronave impactou contra o solo a 430 metros do local de saída. Houve danos substanciais à aeronave. O piloto e os quatro passageiros sofreram lesões fatais decorrentes do impacto. Um dos passageiros foi removido do local pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, ainda com sinais vitais, mas não resistiu e faleceu. (Para saber mais clique aqui)
Relatório
De acordo com o laudo, o piloto não tinha habilitação para fazer voo noturno e sua jornada de trabalho foi prorrogada além do que determinam as regras da aviação. A extensão do horário de serviço, aponta o laudo, pode ter causado fadiga no piloto.
O documento aponta ainda outros fatores que podem ter contribuído para o acidente, como o fato de o piloto ter deixado de avaliar as características físicas e operacionais do local de decolagem, que não era registrado.
“A decisão por decolar de local não homologado ou registrado, em período noturno, sem referências luminosas externas e sem estar habilitado ao voo, refletiu uma sequência de julgamentos inadequados acerca do contexto de operação que favoreceu a decolagem em condição significativamente adversa”, revela uma parte do texto do laudo.
Segundo o relatório, as condições meteorológicas não foram determinantes para a queda do helicóptero, já que o vento estava calmo no momento da viagem. Além disso, os exames que foram realizados no sistema de controle de voo não indicaram falhas no helicóptero.
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“SEGURANÇA DE VOO: TODOS A CONHECEM, PORÉM PARECEM ESQUECÊ-LA ATÉ A OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE.”