Estão abertas, até o dia 4 de fevereiro, as inscrições para o Curso Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos a Distância (CBPAA-EAD 2015), pré-requisito para realização de outros cursos promovidos pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Serão oferecidas mais de 500 vagas com o objetivo de capacitar profissionais que atuarão como auxiliares na prevenção de acidentes aeronáuticos na aviação brasileira.
Veja a seguir como solicitar inscrição no CBPAA-EAD 2015:
1º passo
A pessoa física, obrigatoriamente vinculada a uma instituição, deve manifestar a sua vontade de fazer o curso ao chefe, diretor, comandante ou presidente da organização. Assim, deverá ser emitido um documento pela pessoa jurídica indicando os profissionais que concorrem à matrícula no curso.
Essa exigência está no item 1.5 da NSCA 3-10: “os cursos e estágios ministrados pelo CENIPA destinam-se prioritariamente aos profissionais vinculados a pessoas jurídicas com atribuições diretamente associadas à atividade aérea”.
2º passo
O documento gerado pela instituição deverá ser remetido a um dos destinatários abaixo. Veja em qual item sua instituição se enquadra e envie o documento à autoridade indicada:
a) organizações da Marinha do Brasil: Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)
b) organizações do Exército Brasileiro: Comando de Operações Terrestres (COTer)
c) organizações da Força Aérea Brasileira: Órgãos de Direção-Geral, de Direção-Setorial ou de Assistência Direta e Imediata ao Comandante da Aeronáutica
d) órgãos públicos da administração direta e indireta no âmbito federal que operem aeronaves: CENIPA
e) órgãos públicos da administração direta e indireta no âmbito estadual e municipal que operem aeronaves: Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) de sua região
f) operadores e mantenedores da aviação civil brasileira regidos pelos RBAC 91, 135, 137, 145 e 121: Agência Nacional de Aviação Civil, por email [email protected]
g) empresas ligadas à fabricação de aeronaves, motores, hélices e componentes aeronáuticos: CENIPA
h) operadores e representantes de órgãos governamentais da aviação civil de outros países: Ministério das Relações Exteriores
i) forças armadas estrangeiras: Estado–Maior da Aeronáutica (EMAER)
j) órgãos de segurança pública de âmbito federal: CENIPA
k) órgãos de segurança pública de âmbito estadual: Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) de sua região.
3º passo
Obter o número do documento gerado pela sua instituição e informá-lo no campo previsto na Ficha de Solicitação de Inscrição, cujo preenchimento é obrigatório.
Enviar o documento à autoridade indicada e preencher a ficha online são ações imprescindíveis para o pedido ser analisado pelo CENIPA. No entanto, não garantem automaticamente a participação no curso. Ainda haverá seleção de profissionais, por conta da alta demanda.
4º passo
Verificar se sua inscrição foi efetivada, acessando no site do CENIPA, a partir de 20 de fevereiro, a relação de matriculados para o CBPAA-EAD 2015.
Fonte: CENIPA