São Paulo – A cidade de São Pedro (SP) registrou a primeira captação de órgãos para transplante. A ação inédita ocorreu no centro cirúrgico do Hospital São Lucas para doação de pulmão, fígado e rins após diagnóstico da morte encefálica da paciente e entrevista com a família do doador dos órgãos.
Os órgãos são de um mesmo doador. A operação envolveu o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito de São Pedro, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes do Incor/SP, Hospital-Base de São José do Rio Preto, e da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas de Campinas (SP), que conduziu todo o processo.
Os pulmões foram transportados no helicóptero da PRF para o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo. O voo durou 45 minutos. Os rins foram levados para a Unicamp, em Campinas (SP), e o fígado para o Hospital-Base, de São José do Rio Preto, ambos por meio de carros.
De acordo com informações da Prefeitura de São Pedro, outros 26 profissionais do Hospital São Lucas, entre equipe médica e de enfermagem, do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), trabalharam nos últimos sete dias, do diagnóstico até a realização de todos os procedimentos e exames laboratoriais, dando suporte também na captação dos órgãos.