Canadá – Nem 1100 bombeiros, 145 helicópteros e 22 aviões cisterna conseguem controlar este incêndio. As autoridades canadenses admitiram que não conseguem controlar o incêndio que já obrigou 90 mil pessoas a saírem das suas casas, no noroeste do país, e consumiu 85 mil hectares de floresta.
A primeira-ministra da província de Alberta (Noroeste do Canadá) reconheceu, durante uma conferência de imprensa, que o incêndio que já obrigou 90 mil pessoas a saírem das suas casas e consumiu 85 mil hectares de floresta desde a noite de domingo permanece fora de controlo e que assim vai continuar, apesar dos mais de 1.100 bombeiros, 145 helicópteros e 22 aviões cisterna que o estão a combater.
Rachel Notley recordou que as estranhas condições meteorológicas que afetam a província, com temperaturas muito acima do que é normal nesta altura do ano, fazem com que toda a Alberta esteja em condições de risco extremo de incêndio.
As elevadas temperaturas e a rajadas de vento, que chegaram a atingir os 70 quilômetros por hora, impossibilitam o controle do incêndio que provocou a evacuação da cidade de Fort McMurray.
Fonte: Expresso | Por Lusa