Distrito Federal – Nessa quarta-feira (23), através de requerimento apresentado pelo Deputado Claudio Abrantes, aconteceu Sessão solene de homenagem aos Pioneiros da Aviação de Segurança Pública do Distrito Federal. O evento aconteceu no auditório da Câmara Legislativa do DF.
Compuseram a mesa da sessão, o Cel PM Yamasaki, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Distrito Federal, o Cel PM Douglas, representando a SENASP, o Deputado Claudio Abrantes, o agente Robério Pinheiro Maia da Polícia Civil do Distrito Federal, representando os pioneiros, o Inspetor Múcio de Arruda Alves, Chefe da Divisão de Operações Aéreas da PRF e Glauber Peixoto, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do DETRAN.
Ao abrir a solenidade, o parlamentar exaltou as qualidades dos servidores públicos e, especialmente, daqueles que foram “pioneiros neste serviço de excelência”. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a seção de helicópteros da Secretaria de Segurança Pública, apresentando um pouco da atuação do grupo. Durante a sessão, algumas das aeronaves utilizadas nas ações ficaram expostos na frente da CLDF, às margens do Eixo Monumental. Abrantes também lembrou, no evento, a memória dos três bombeiros militares que, há 10 anos, faleceram na queda de um helicóptero em Ceilândia.
A história da aviação no Distrito Federal começou em agosto de 1986, quando foi criada a Sechel (Seção de Helicópteros) que trabalhava dando apoio a todo o sistema de segurança pública. Realizava, dentre diversas missões, atividades de policiamento, ações de investigação e inteligência, busca, salvamento e resgate, controle de tumultos, combates a incêndios e atendimentos a casos de calamidade pública.
A aeronave utilizada à época foi um Esquilo, HB350B, matrícula PT-HLZ, com data de fabricação de 11/85, sendo esta aeronave cedida, em sistema de comodato pelo Banco do Brasil. No dia 15 do mesmo mês foi criada uma Comissão para estudar e propor a adoção de marca, modelo, utilização, operação e manutenção da linha de helicópteros para o GDF. Em seguida ocorreu a aquisição de dois helicópteros Esquilo.
Além dessas forças, existem também, com sede em Brasília, a aviação da Força Nacional de Segurança Publica, da Polícia Federal (CAOP – Coordenação de Aviação Operacional) e da Polícia Rodoviária Federal (DOA – Divisão de Operações Aéreas).
Representando os pioneiros, o agente de polícia aposentado Robério Pinheiro Maia fez um relato sobre como o serviço foi incorporado à segurança pública do DF. “Esta é uma ferramenta imprescindível, pois o helicóptero possibilita uma visão ampla do terreno, facilidade para pousar em locais de difícil acesso, além de permitir voar em baixa altitude”, observou. Ele lembrou a chegada das primeiras aeronaves e a formação das equipes de pilotos e de mecânicos.
Por sua vez, o chefe do Estado Maior da PMDF, coronel Ricardo Yamasaki Santiago, elogiou os aviadores pioneiros e os novos profissionais que estão entrando para as corporações, além de agradecer à Câmara Legislativa pela homenagem. Também estiveram representados na solenidade a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e a Polícia Rodoviária Federal.