Santa Catarina – Nesta quarta-feira (27) uma sessão especial no Plenário da Câmara Municipal de Joinville ocorreu uma homenagem pelos 15 anos da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, com sede em Joinville. A homenagem foi proposta pelo vereador Fábio Dalonso (PSD).
A atividade aérea na Policia Militar de Santa Catarina surgiu no ano de 1986 diante da necessidade de realizar ações de salvamento, buscas e resgates e também apoiar as equipes policiais em solo no período de verão.
Em 2008 o grupo de radiopatrulhamento aéreo passa a denominar-se Batalhão de Aviação, e a base avançada torna-se a 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar.
A 2ª Cia de Joinville alcançou números expressivos nesses 15 anos. Foram 12.352 missões, 9.322 horas voadas, 85% de disponibilidade operacional, média de 2 acionamentos por dia, 4.373 pessoas socorridas, 1.405 apoios em prisões (desde 2007), mais de 700 missões de resgates (buscas e salvamentos mar e terra), atendendo 44 municípios do norte catarinense.
Segundo o tenente-coronel Alessandro José Machado, comandante da 2ª Companhia/BAPM, “a subunidade está pronta para atender Joinville e os demais 43 municípios sob sua atribuição direta, se renovando dia-a-dia, empregando o conceito multimissão para prontamente apoiar as frações de tropa da PM, Bombeiros Militares e Voluntários, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil e demais instituições”.