Alagoas – Durante a última semana, foi realizado no estado de Alagoas, o III Curso de Operador de Suporte Médico, conforme preconiza o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Nº 90 (RBAC 90), pré-requisito para poder executar tal função.
O Curso foi organizado pela seção de instrução da Chefia Especial Aérea da Segurança Pública (CAESP/AL) e teve o objetivo capacitar médicos e enfermeiros do SAMU Metropolitano Recife, operadores aerotáticos do Grupamento Tático Aéreo (GTA/PE) e militares do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE), que irão compor as equipes aeromédicas no estado.
Deram início aos testes eliminatórios 30 participantes, sendo 15 servidores civis do SAMU, 12 militares do CBMPE e 03 operadores aerotáticos do GTA/PE. Desses, 25 concluíram as etapas satisfatoriamente, iniciando o curso no dia 15 de agosto, com a aula inaugural ministrada pelo Capitão Dória do CAESP/AL, coordenador do Curso.
Durante o curso foram realizadas diversas instruções, como teoria de voo, conhecimentos técnicos do helicóptero, fisiologia de voo, ZPH, legislação do aeronauta, CRM, ambientação com o voo, nós e amarrações, salvamento em altura, ancoragens individuais e de vítimas, atividades práticas de rapel, sobrevivência no mar, operações helitransportadas, sobrevivência na mata, entre outras.
O curso foi encerrado no dia 21 de agosto de 2022, com a presença do Secretário Executivo de Políticas Públicas da Secretaria de Defesa Social do Estado de Alagoas, Secretário Executivo de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Comandante Geral do CBMPE, Comandantes do GTA/PE e CAESP/AL. Durante a solenidade foram entregues certificados e premiações aos primeiros colocados no curso.