A equipe da Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente promoveu nos dias 13/3 e 20/3 um simulado de acidente aeronáutico com o helicóptero Águia. A simulação foi realizada em ambos os dias no Aeroporto de Presidente Prudente, em coordenação com a Seção de Combate a Incêndio do DAESP e órgão de controle de tráfego aéreo da INFRAERO.
O simulado proporcionou a oportunidade de cada órgão treinar sua operacionalidade, tendo como o objetivo verificar a resposta do controle de tráfego aéreo no acionamento dos meios de emergência, os procedimentos de abordagem a um incêndio, retirada e imobilização das vítimas por parte dos bombeiros do aeródromo, e por final o desempenho do acionamento do Plano de Resposta a Emergências (PRE) da Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente.
O simulado envolveu uma chamada de rádio declarando emergência para o controle de tráfego aéreo, seguido de silêncio rádio e um “pouso forçado” no interior do aeroporto. Para dar um maior grau de veracidade ao simulado, no momento do pouso e corte da aeronave foi simulado fumaça próximo da aeronave.
O exercício foi realizado em duas etapas de forma que abrangesse todas as equipes de trabalho dos órgãos envolvidos.
Logicamente, alguns detalhes serão revistos nos próximos planejamentos, mas ficou demonstrado o alto grau de apronto e adestramento de todas as equipes envolvidas, bem como a excelente estrutura de atendimento a situações de emergência do aeroporto.
Fotos do primeiro dia de treinamento:
Fotos do segundo dia de treinamento:
Fonte: BRPAe Presidente Prudente