Paraná – No sábado (04), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) junto com o Corpo de Bombeiros e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), resgataram um motociclista que fazia trilha na região de Campo Magro.
O motociclista foi atendido pela equipe aeromédica e encontrava-se estável, com uma contusão na pelve que o impossibilitava de andar. O rapaz foi encaminhado de helicóptero ao Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo.
Segundo a Dra. Miclele Grippa, médica do SIATE que tripula a aeronave, “não é somente o critério gravidade que é utilizado para acionar o helicóptero. Acessibilidade conta muito nessa tomada de decisão. Se não fosse a aeronave, o resgate desse rapaz, por terra, levaria muitas horas e seria extremamente difícil, pois não tinha como chegar com uma ambulância próximo ao local, uma região montanhosa.”
Como funciona o SIATE
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência foi criado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Instituto de Saúde do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Curitiba, através de Termo de Cooperação Técnica.
O SIATE Curitiba utiliza em sua estrutura de operacionalização uma Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM), que dá suporte ao sistema na área de comunicações, através do telefone de emergência 193.
Todas as solicitações da comunidade no que tange ao trabalho de Bombeiros, bem como atendimento pré-hospitalar centralizam-se na Central de Operações (COBOM). No caso específico de atendimento pré-hospitalar, quando qualquer telefonista do COBOM, recebe uma solicitação, o mesmo repassa imediatamente ao Médico Coordenador do SIATE, que é responsável pela triagem médica do caso.
O médico Coordenador verificará todas as peculiaridades do ocorrido com relação as vítimas através de questionário padrão e em conjunto com o Chefe de Operações do Corpo de Bombeiros adotará todas as medidas necessárias para o atendimento do caso.