Paraná – Dois graves acidentes na terça-feira (10) mobilizaram bombeiros, equipes médicas (médicos e enfermeiros) e socorristas. BPMOA, SAMU, SIATE e socorristas das concessionárias das rodovias BR-116 e BR-476 prestaram atendimento às vítimas.
Pela manhã, um grave engavetamento envolvendo quatro caminhões e um automóvel Honda Civic, na BR-116, Contorno Leste, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba deixou cinco pessoas mortas, entre elas uma criança de aproximadamente 10 anos.
Três médicos e quinze socorristas auxiliaram no resgate. Quatro das vítimas fatais estavam no carro de passeio e eram da mesma família. A outra vítima fatal era o motorista do caminhão baú. A vítima ferida foi o motorista da carreta que protagonizou a primeira colisão. Com ferimentos na perna, ele foi encaminhado ao Hospital Evangélico, em Curitiba.
Emoção no socorro
O médico do BPMOA/SIATE, Marcio Luiz Nogarolli, emocionou-se ao falar do atendimento às vítimas do acidente na BR-116. “Confesso a vocês que estou há 35 anos nesta profissão e ainda não consegui me acostumar. No dia que me acostumar, eu paro. Trabalhamos para fazer com que as pessoas voltem para suas casas e quando não conseguimos é triste demais”, disse o médico.
Nogarolli disse ainda que nesta época do ano, quando as famílias de reúnem para comemorar o Natal e o Ano Novo, o falecimento de alguém é ainda mais triste. “Não há época para se perder uma pessoa da família, mas no final de ano é ainda mais triste. Peço desculpas a vocês, pois a última coisa que se espera é que um médico se emocione, mas é muito triste”, afirmou, muito emocionado.
Acidente BR-476
Na tarde do mesmo dia, uma colisão frontal envolvendo dois caminhões deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, no km 28 da BR-476, em Adrianópolis, Região Metropolitana de Curitiba. O resgate aeromédico foi acionado e a vítima ferida foi encaminhada ao Hospital do Rocio.
Segundo a tenente Baldan do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), a vítima, que estava presa às ferragens, estaria consciente no momento do resgate. “Ela estava presa às ferragens, mas com o apoio do SAMU e da Ambulância Municipal foi retirada consciente e até conversou com a gente”, relatou.
A vítima, um homem de 44 anos, foi encaminhada para o Hospital do Rocio. O corpo do outro motorista foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).