Santa Catarina – O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) realizou na sexta-feira (24), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, o transporte aeromédico de um paciente masculino e acompanhante, do município de Buenos Aires, capital da Argentina, para Lages, na Serra Catarinense.
Segundo o CBMSC, essa foi a primeira missão internacional realizada pela aeronave Arcanjo 06. O paciente foi transferido do Hospital Bernardino RIVADAVIA, em Buenos Aires, para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, para continuar o seu tratamento cardiovascular, em virtude de ter sofrido um infarto em um acidente ocorrido fora do estado de Santa Catarina.
O voo de ida para a Argentina demorou cerca de 4 horas; já o voo de Buenos Aires para Florianópolis foi mais rápido, durando cerca de 2h30. Após passar pela imigração em Florianópolis, o voo decolou para Lages.
“Foi uma missão bastante complexa que exigiu um planejamento bem detalhado e o cumprimento de exigências burocráticas que envolvem um voo internacional”, destacou o Comandante da Aeronave, o 1º Ten Bombeiro Militar Leandro Grande Cenedesi.
Para este tipo de transporte aeromédico, o Corpo de Bombeiros Militar conta com uma aeronave pressurizada, um KingAir, modelo C90Gti, matrícula PS-TAH, denominado “Arcanjo 06”, locada pela Secretaria de Estado da Saúde para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).