Rio de Janeiro – O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de janeiro realizou uma semana ininterrupta de instruções especializadas para seus profissionais. As instruções finalizaram na sexta-feira (26).
Foram capacitados 91 aeronavegantes do GOA e militares de outras unidades do Corpo de Bombeiros, que realizam atividades de sobrevivência no mar, salvamento aeromarítimo e operações subaquáticas.
As capacitações visam cumprir a nova regulamentação da Aviação Pública, RBAC 90, expedida pela ANAC e que entrou em vigor no dia 11 de julho do corrente ano. O regulamento determina que os operadores aerotáticos realizem treinamentos de sobrevivência na água, bem como uso de equipamentos e escape de aeronave submersa.
Dentre os equipamentos, os profissionais foram capacitados para a utilização do DIF (dispositivo individual de flutuabilidade – colete aeronáutico para voos sobre a água) recentemente adquiridos pelo Comando da Corporação.
O treinamento aconteceu no Parque Aquático Júlio Delamare, localizado no Complexo Esportivo do Maracanã. O parque ficou fechado por 5 anos e em abril de 2018 foi reinaugurado através de uma parceria entre a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) e a Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA Rio).