Goiás – Na tarde de quinta-feira (23), a aeronave Bombeiro 03 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionada pelo Dr. Luciano Garcia, Coordenador do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate) para transportar um paciente de Goiânia para Brasília, para realizar uma cirurgia de transplante de fígado.
O homem, de 25 anos, estava internado no Hospital das Clínicas com hepatopatia crônica por Síndrome de Budd Chiari, com as funções hepáticas bastante comprometidas. Segundo o Coordenador Médico da Regulação do Estado, Genésio Pereira dos Santos Neto, o estado de saúde do paciente era gravíssimo e ele necessitava de transporte aéreo urgente, já que o órgão a ser transplantado apresenta baixo período de resistência fora do organismo.
Genésio também agradeceu o empenho do CBMGO na operação. “O atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi muito eficiente e aconteceu em tempo hábil para a cirurgia de transplante de fígado do paciente. Este ato ofereceu uma nova chance de vida para um jovem de 25 anos. Agradecemos muito a ajuda e dedicação da Corporação”, ressaltou.
A aeronave decolou de Goiânia às 13h30 e às 14h20 pousou no Aeroporto Internacional de Brasília. Uma Unidade de Resgate já aguardava o paciente para leva-lo diretamente ao Hospital.
Fonte: CBMGO.