Goiás – Na Tarde de 05/07 a Guarnição do Bombeiro 01 atendeu uma criança com três meses de idade, com diagnóstico de broncopneumonia, insuficiência respiratória e sepse.
A mesma foi recebida da equipe da USA do SAMU da cidade de Porangatu-GO que transportou a criança da cidade de Minaçu-GO até a cidade de Uruaçu-GO. A equipe do Bombeiro 01, apoiada pelos militares do 1º Pelotão Bombeiro Militar, efetuou o transporte aeromédico da criança para a cidade de Santa Helena-GO, onde existia a vaga na UTI pediátrica.
O transporte que demoraria cerca de 6 horas, foi realizado em apenas 1 hora e 50 minutos, pois a vítima apresentava dificuldade respiratória, saturando 85% e sialorréia intensa, e temperatura de 33º C e necessitava rapidamente da UTI.
Acomodada na incubadora pelo médico e enfermeiro da guarnição, com O2 ambiente a 15l/min e aquecimento entre 34°C e 37°C, sendo que durante o deslocamento a criança apresentou tosse com pequena quantidade de secreção.
Houve melhora dos parâmetros respiratórios (diminuição do esforço e diminuição de tiragem subcostal), melhora da saturação de O2 (entre 97% e 99%) e da temperatura (acima de 35°C) durante o deslocamento ao Hospital de Urgências de Santa Helena.
Mais uma vez a parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e SAMU ajudou a amenizar o sofrimento de uma família goiana.
Fotos: Divulgação.