Uma equipe formada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e o SAMU realizou na tarde desta segunda-feira, 4, uma operação de resgate considerada inédita pela corporação na Ilha de Santa Catarina: retirar dois operários do alto de um prédio de 17 andares com o apoio de uma cesta ligada ao helicóptero de salvamento Arcanjo.
Segundo bombeiros que participaram da operação, os dois trabalhadores perderam a consciência ao entrarem em uma caixa d’agua recentemente concretada, na Avenida Trompowsky, no Centro de Florianópolis. Seus colegas de obra os retiraram de dentro da caixa e fizeram o pedido de socorro.
Ao chegar no local, a equipe médica já encontrou as duas vítimas deitadas com nível de consciência rebaixado, apresentando sonolência, fortes dores de cabeça e náuseas – situação compatível com o quadro de intoxicação por gás sulfídrico, que se forma a partir da decomposição de matéria orgânica em local com ausência de oxigênio.
Enquanto a equipe reanimava os pacientes, a tripulação preparou cesto de salvamento. Na sequência, as vítimas foram acomodadas dentro do cesto de e retiradas do alto do prédio em obras, a uma altura de 17 pavimentos.
Eles foram levados para o heliponto da Avenida Beira-mar Norte, onde uma segunda equipe médica os aguardava para conduzi-los ao Hospital Celso Ramos.
Fonte: Diário Catarinense