Santa Catarina – O Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil, em parceria com o SAMU, atenderam mais uma ocorrência médica. Um recém-nascido foi transportado em uma incubadora portátil através do Helicóptero da Polícia Civil de Criciúma para a cidade de Curitibanos. O bebê nasceu com problemas de má formação do intestino, sendo necessária a realização de cirurgia e consequente transplante com urgência.
Uma equipe do Samu, composta de médico e enfermeira, acompanhou o transporte do recém-nascido, procedendo a verificação dos sinais vitais, de forma ininterrupta, durante todo o percurso.
A tripulação do SAER prestou todo o auxílio ao SAMU no decorrer de toda a operação. Nesta missão, o sincronismo das atividades foi exemplar entre as equipes do SAMU e SAER, desde o embarque do bebê na cidade de Criciúma, até o seu desembarque da aeronave na cidade de Curitibanos, onde outra equipe médica já aguardava. O recém-nascido seguiu para o hospital da cidade e permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O coordenador do SAER, Dr. Gilberto Crepaldi Mondini, está otimista com relação à concretização do convênio e consequente efetivação do serviço aeromédico de forma contínua, e não apenas pontual. “Uma vez implantado o serviço aeromédico de forma sólida e duradoura, onde os resultados diários serão demonstrados e diversas vidas salvas, a sociedade e autoridades se conscientizarão cada vez mais da imprescindibilidade desse serviço”, disse.
Fonte: DN Sul.