Aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), no Regimento de Polícia Montada (RPMon), a troca de comando do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop). A solenidade foi presidida pelo do Chefe do Estado Maior da Corporação, Coronel Carlos Alberto Teixeira Pinto, e contou com a presença do comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Ricardo Rocha Cintra de Lima, além de outras autoridades civis, militares e convidados.
Assume o comando do Bavop o Tenente Coronel Josilei Albino Gonçalves de Freitas em substituição ao Tenente Coronel Renato de Castro Costa.
O BAVOp hoje conta com uma frota de 03 ( três ) helicópteros esquilos e um avião Cessna 210, para a realização do radiopatrulhamento aéreo, rural e urbano, da capital federal. Localizado nas antigas instalações do Buritinga – Taguatinga – DF, possui um efetivo de 70 homens treinados e preparados, para a utilzação de aeronaves no policiamento ostensivo.
O TC Renato Costa, deixa o comando do BAVOp em um crescente desenvolvimento, tanto técnico, como operacional, elevando tal Unidade Aérea à uma qualidade reconhecida em todo o Brasil.
O TC Gonçalves após o término do Curso de Altos Estudos na PMDF, assume a Unidade trazendo toda a experiência adquirida o longo de toda a sua carreira na Aviação de Segurança Pública e, em especial, nos últimos 04 anos, junto à SENASP, Força Nacional e à frente do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública, mantendo com isso, o padrão elevado do BAVOp deixado pelo TC Renato Costa.