Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2015, o Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal ministrou instrução de operações helitransportadas aos 21 alunos do Curso de Operações Especiais da PM.
Durante os três dias de atividade, a equipe de instrutores, formada por pilotos e tripulantes operacionais do BAvOp, manteve o foco nas ações em que a aeronave pode ser empregada no apoio às unidades de operações especiais, ou seja, infiltração e exfiltração de tropa e apoio de fogo (tiro de cobertura realizado pelos tripulantes operacionais), seguindo fielmente os procedimentos previstos no Manual de Operações Aéreas do BAvOp.
Antes de voar, os alunos foram submetidos a treinamentos em solo até que estivessem aptos a realizarem as atividades em voo com segurança. Nesta fase, deficiências e dúvidas foram dirimidas.
Os alunos realizaram, com aproveitamento, treinamento em vôo de infiltração e exfiltração nas técnicas da preguiça, mata-leão, rapel e mcguire, e ainda tiveram noções de tiro embarcado para conhecerem a dificuldade do emprego do armamento a partir da aeronave.
A instrução foi conduzida visando aproximar ao máximo o treinamento da operação, sem abdicar da segurança em todas as etapas do vôo, não tendo registrado qualquer incidente que atentasse contra a segurança de vôo nos três dias de atividades.
Fotos: