Iniciou-se em 21/05/12 o Curso de Tripulante Operacional e de Defesa Social no Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG com a participação de 18 sargentos alunos inscritos.
O curso está estruturado em 2 meses e meio (11 semanas) de curso teórico e prática e mais 03 meses de estágio nas aeronaves de asas rotativas, perfazendo o total de uma carga horária de 400 horas/aulas.
Os alunos são Sargentos do QPPM que serão treinados para atuarem como tripulantes de aeronaves em operações peculiares da atividade aeropolicial, preparados profissionalmente para operar no solo ou a bordo de aeronaves em missões típicas de proteção e socorro públicos, bem como capacitados para auxiliar o Comandante de Aeronave e o Comandante de Operações no gerenciamento de crises, observando os aspectos de segurança e eficácia, as normas do Comando da Aeronáutica, bem como as técnicas específicas e padrões pré-estabelecidos para o Radiopatrulhamento Aéreo em Minas Gerais.
Compete, ainda, aos observadores aplicar as normas e medidas de prevenção de forma a promover a segurança de voo e prover o engajamento seguro do recurso aéreo às frações em solo com o máximo de aproveitamento.
Durante o período de formação, o militar receberá uma gama de informações que o habilitará a operar embarcado ou em solo nas missões afetas ao Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, como abaixo listamos algumas:
a) monitoramento de trânsito urbano e rodoviário;
b) fiscalização Ambiental;
c) operações do tipo Blitz, desarmamento, fronteira, prevenção e repressão ao crime organizado;
d) remoção de vítimas acidentadas;
e) resgates em locais de difícil acesso;
f) reintegração de Posse;
g) cerco, bloqueio e interceptações;
h) fuga de presos e rebeliões em presídios;
i) escoltas diversas;
j) salvamento aquático;
l) combate a incêndios Florestais;
m) coordenação e controle;
n) traslados diversos;
o) traslado de órgãos para transplante;
p) operações de Choque;
q) defesa Civil.
O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, unidade de apoio aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais, gerencia e executa a operacionalização de 8 (oito) helicópteros e 2 (dois) aviões na produção de segurança pública dentro do Sistema de Defesa Social e Sistema do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.
O emprego de equipamento de alta tecnologia tem o pressuposto básico de potencializar as ações de respostas por parte das frações terrestres da PMMG e dos agentes/fiscais da SEMAD e dessa forma necessita de um corpo técnico especializado e capacitado para atender a demanda existente e futura.
Fonte: Btl RpAer/PMMG