Paraná – Na terça-feira (27), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) realizou no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, mais uma etapa do Plano de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos 2023, com a palestra do Professor Paulo Cesar Segalla sobre o assunto “Fadiga e a qualidade do sono“.
O professor Segalla é fisioterapeuta, psicólogo e sargento enfermeiro veterano da Força Aérea Brasileira. Equipes que realizam atividades administrativas na Unidade, operadores de suporte médico, pilotos e operadores aeronáuticos participaram da palestra. O evento aconteceu de forma presencial e online, provendo uma melhor abrangência do efetivo da Unidade Aérea Pública.
A discussão sobre esse tema, além de elevar a consciência situacional das equipes para o controle do sono de qualidade, cumpre o exigido pelo RBAC 117 (Requisitos para Gerenciamento de Risco de Fadiga Humana).
Para o professor Segalla, o gerenciamento da fadiga é fundamental para a mitigação dos riscos associados às atividades operacionais realizadas pelo BPMOA. “Agir ativamente para mitigar a fadiga e melhorar a qualidade do sono são peças importantes para a elevação do desempenho operacional das tripulações nas operações policiais e aeromédicas. Além de priorizar a segurança, valoriza o ser humano que tripula os Falcões do Paraná”, complementou Segalla.