Paraná – O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi empregado nessa semana em diversas operações aeromédicas e no transporte de um coração. O BPMOA, além de apoiar o policiamento, integra a estrutura da Rede Paraná Urgência do Estado, que amplia o acesso da população a serviços de urgência e emergência.
A Rede integra o SAMU 192, SIATE 193 e serviço aeromédico do BPMOA e SAMU, com bases em Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa. Possui 12 Centrais de Regulação, 45 Unidades de Suporte Avançado (USA), 150 Unidades de Suporte Básico (USB), 05 Helicópteros para atender 343 municípios, com 90% de cobertura. (Saiba mais)
Na quarta-feira (20), a equipe aeromédica do helicóptero Falcão 04, que tem como sede o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, realizou remoção aeromédica de dois pacientes. Um foi encaminhado ao hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul e o segundo ao hospital do Rocio, em Campo Largo.
Na quinta-feira (21) a equipe prestou apoio a Central Estadual de Transplantes (CET/PR) na captação de órgão (coração) no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O pouso aconteceu no 1° Grupamento de Bombeiros para embarque da equipe medica e do órgão e prosseguiu para o Aeroporto Afonso Pena, de onde seguiu para a cidade de São Paulo.
O helicóptero do CONSAMU, base Cascavel, na tarde de quinta-feira, também foi empregado no transporte de órgãos para transplante. Um fígado foi captado em Foz do Iguaçu e levado para um paciente no Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan).
No mesmo dia, o BPMOA realizou a remoção aeromédica de vítima com bloqueio atrioventricular para o Hospital do Rocio. O paciente, vindo do Hospital Regional, em Paranaguá, chegou no Aeroporto do Bacacheri com o avião da Helisul e foi transferido ao Falcão 04 que finalizou o transporte.
Na sexta-feira (22) houve acionamento para resgate de vitima de afogamento em São José dos Pinhais, porém não houve a necessidade da intervenção da equipe. A vitima seguiu de ambulância para o hospital.
Ainda na sexta-feira, a equipe aeromédica do Saúde 03 da Base de Ponta Grossa, foi acionada para um resgate na rodovia BR-277, próximo de Palmeiras. No local um veículo capotou e uma criança foi transportada pela aeronave para o Hospital Regional de Ponta Grossa.
Para o Comandante do BPMOA, Ten Cel BM Julio Cesar Pucci dos Santos, o Estado possui eficiente distribuição de aeronaves para o atendimento aeromédico nos cinco polos regionais, Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa. O BPMOA atua na Base de Curitiba e Ponta Grossa e nas demais cidades a operação é realizada com o SAMU Aeromédico com aeronaves locadas.
“Isso significa que qualquer cidadão paranaense está a uma hora ou menos de um atendimento aeromédico, de um transporte de órgão, de um resgate de afogado ou de um salvamento de pessoa ferida na mata. Mesmo assim, estamos buscando melhorar o excelente serviço desenvolvido e implantando pela Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública. Nosso objetivo é voar para salvar.”, complementou o Ten Cel BM Pucci.