No dia 20/12, foi realizado um simulado com duas vítimas de afogamento na Praia de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. Foi utilizado um sinalizador após o primeiro resgate a fim de facilitar a localização da segunda vítima de afogamento, a qual estava acompanhada com um outro salvavidas.
Participaram do treinamento o efetivo do Batalhão de Aviação da Brigada Militar com o apoio do Centro de Formação Aeropolicial da Brigada Militar (CEFAer) e Bombeiros do GBS de Porto Alegre.
O treinamento aconteceu porque o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) anualmente desloca aeronaves e tripulações para serem incorporados ao efetivo da Operação Golfinho no litoral gaúcho, a fim de executar atividades de radiopatrulhamento aéreo em apoio ao policiamento, corpo de bombeiros e defesa civil.
O objetivo é otimizar e acelerar o tempo resposta no atendimento de ocorrências, especialmente nas de salvamento, buscas e resgate. Também objetiva a prevenção, efetuando patrulhamentos na orla, orientando os banhistas que estejam em locais ou em situações de risco.
O acompanhamento do treinamento, além de uma maior divulgação dos recursos de salvamentos empregados durante a Operação Golfinho, proporciona a veiculação de dicas de segurança aos banhistas, serviço de vital importância na prevenção de afogamentos e demais incidentes.
Equipe que participou do treinamento:
Cmt – Maj Frank
2 P – Maj Paulo Eduardo
TOp – 3º Sgt Ezequiel
Salvavidas – 2º Sgt Almada
Salvavidas – Sd Estivalet
Salvavidas – Sd Cavalheiro
Salvavidas – Sd Roger
Confira as fotos do treinamento:
Fotos: Divulgação