Paraná – Muito brilho e garbo marcaram a passagem de comando do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR), na noite desta quinta-feira (05/02). Com um cenário composto por aeronaves e luzes, além de uma tropa equipada, o tenente-coronel PM Adonis Nobor Furuushi assumiu a função que até então era ocupada pelo também tenente-coronel BM Orlando Artur da Costa. A solenidade, que recebeu diversas autoridades, inclusive da Marinha Exército e Aeronáutica, foi presidida pelo Chefe do Estado Maior da PM, coronel Carlos Alberto Bührer Moreira.
No período de comando do tenente-coronel Artur, a unidade cresceu e ampliou suas atividades no estado do Paraná, trabalho que será continuado por Adonis. “Vamos fortalecer e ampliar os serviços do Batalhão, oferecidos à população paranaense, que já vinham sendo executados pelo então Comandante. Comandar esta unidade é um sonho muito antigo que agora estou podendo realizar, espero dar respostas à altura do esperado pelo Governo do Estado e, principalmente, pela comunidade que precisa de nossas ações”, destacou o novo Comandante emocionado.
Com conhecimento técnico na área, o tenente-coronel Adonis assume que será um grande desafio “lidar” com uma unidade que é essencial para as atividades aéreas, mas tem a certeza de que as equipes, tanto em terra quanto no ar, estão preparadas para atender qualquer situação de emergência. “Nosso empenho será em dar continuidade a um grande passo dado pelo tenente-coronel Artur, o de ampliar o batalhão com outras bases no Paraná”, ressalta.
“O BPMOA é uma unidade que requer principalmente atenção e um corpo técnico muito preparado, além da manutenção das máquinas e equipamentos. O coronel Artur deu toda a atenção a estas questões, deixando as equipes prontas para todo tipo de atendimento. Sempre digo que a aeronave não é nada sem a tropa”, disse.
RECONHECIMENTO – Durante a solenidade, o tenente-coronel Artur recebeu o carinho dos policiais e bombeiros militares da unidade, que lhe entregaram um presente em agradecimento ao apoio e parceria durante as missões e atividades. Um vídeo feito por eles mesmos evidenciou o trabalho conjunto entre o então comandante e a tropa, e todos deixaram uma mensagem de entusiasmo para o tenente-coronel Artur.
“Com muito orgulho deixo uma estrutura iniciante em termos de aviação de segurança pública no Brasil, se comparada com as de outros estados, mas mesmo sendo menor que outras unidades, o Paraná faz a diferença ao atender ocorrências de vulto e de bombeiro, transporte de vítimas, de trauma e de apoio ao Siate e Samu no encaminhamento das vítimas para centros hospitalares adequados”, disse o tenente-coronel Artur.
Para Artur, a base para o crescimento do BPMOA foi estabelecida e agora com o novo comando será ampliada e fortificada. “A semente foi lançada cabe agora aos pilotos e demais integrantes desta unidade dar continuidade ao trabalho realizado para que os falcões da cidade, como somos denominados, se fortaleçam cada vez mais”, complementa.
Sobre as atividades na “Operação Verão”, o tenente-coronel Adonis reforçou a atuação constante do BPMOA no resgate de vítimas no litoral paranaense. “O batalhão tem atuado diariamente na Operação Verão, na busca, no socorro e no apoio a atendimento de acidentes rodoviários, além de fiscalizações ambientais e do socorro na praia. Somos um grande instrumento de apoio para todos os tipos de missão e estamos à disposição para salvaguardar o cidadão paranaense sempre que necessário”, completou.
Estiveram presentes na solenidade o Chefe do Estado Maior da PM e representante do Comando-Geral, coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, o Diretor-Geral da SESP, coronel Maurício Tortato, o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fabio Mariano de Oliveira, o Delegado Regional da Polícia Federal, Washington Luiz Santos, o ex-superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná (PF), Rosvaldo Ferreira Franco, além de oficiais e praças do BPMOA de outras unidades da PM, Corpo de Bombeiros, convidados e familiares.
BPMOA – Responsável pelo salvamento de vidas em diversas situações, o BPMOA possui bases em Curitiba (PR), Londrina (PR) e Guarapuava (PR), de onde as aeronaves auxiliam outras unidades de área da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no resgate e transporte aéreo de vítimas de acidentes de trânsito em rodovias, transporte de órgãos e de pessoas em quadro clínico severo. As equipes são formadas por profissionais de segurança pública, desde pilotos e copilotos até enfermeiros e médicos especialistas em situações de emergência.
Fotos: Cabo Daniel Meneghetti