Paraná – No dia 26 de novembro de 2021, o serviço aeromédico desenvolvido pela Base Maringá da Unidade Aérea Pública (UAP) da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná/SAMU 192, completa 5 anos de operações aeromédicas em beneficio da população e salvando vidas.
Em cinco anos de atividades, a base aeromédica atendeu 2.889 ocorrências nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. Foram 868 resgates aeromédicos e 2.021 transportes aeromédicos e de órgãos para transplante. Nesse período, 2.720 pacientes receberam o suporte avançado de vida dos profissionais da Base Maringá.
A aeronave opera do nascer até pôr do sol, em um raio de até 250 quilômetros, e é tripulada por um comandante, um médico e um enfermeiro. Nestes cinco anos de atuação o helicóptero já voou 2.880 horas, otimizando o tempo de resposta aos pacientes graves. A média semanal é de cinco a sete ocorrências, de curta ou longa distância, somando de 40 a 45 horas mensais de atendimento aéreo.
A equipe de Maringá é composta por oito médicos, nove enfermeiros, dois comandantes de aeronave e dois mecânicos. As principais ocorrências são de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes de trânsito e traumas em rodovias. Porém, o serviço aéreo também auxilia no transporte neonatal e no transporte de órgãos.
Para o médico Vinicius Filipak, Diretor de Gestão em Saúde na SESA do Paraná, “a consolidação desse serviço de referência na região de Maringá foi fundamental para melhorar a eficiência do atendimento na rede de urgência e emergência do Paraná, salvando vidas de forma efetiva”.
“Esse trabalho e processo contínuo desenvolvido pela SESA e pelo SAMU são essenciais para que mais pacientes tenham chance de sobrevida com menos dor e sofrimento, oferecendo o melhor atendimento à população”, completou o diretor.
No dia 1º de dezembro a Base Londrina da UAP SESA/SAMU PR também completará 5 anos de operações aeromédicas.