Paraná – O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel e o deputado federal Sandro Alex confirmaram a inauguração da Base Campos Gerais do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para o dia 19 de março.
O evento contará com a presença da Prefeitura Municipal, do governador Beto Richa, representantes da Polícia Militar, prefeitos da região dos Campos Gerais e demais autoridades regionais.
Em obras desde o início do ano, o hangar no Aeroporto Sant’Ana que receberá o serviço de transporte médico de urgência e emergência foi adaptado e estruturado para receber o serviço aeromédico. Foi necessário readequar o espaço interno para alojamentos, confecções de divisórias para a equipe administrativa e serviço operacional, adaptação do hangar, asfalto para pouso da aeronave.
O prefeito Marcelo Rangel destaca que a operação foi desenvolvida através de uma parceria entre os poderes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ponta Grossa, juntamente com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública (SESP) e de Saúde (SESA) assinaram um termo de cooperação técnica para sediar o BPMOA na região e atender cerca de 70 municípios que são desprovidos do serviço de apoio aéreo.
Esta base aérea irá prestar atendimentos médicos e policiais para toda a população. Terão aproximadamente seis pessoas para os atendimentos, entre piloto, copiloto, médicos e enfermeiros. O custo mensal da aeronave é de responsabilidade da SESA, que também repassará suporte financeiro de aproximadamente R$ 70 mil após início das atividades.
As obras iniciadas em janeiro de 2018 estão em fase de acabamento no Aeroporto Municipal de Ponta Grossa (Conhecido como aeroporto Sant’Ana). Algumas secretarias municipais foram envolvidas, entre elas a de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Serviços Públicos (SMSP) e a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS).