Bahia – Na tarde de sexta-feira (17), data em que a Polícia Militar da Bahia completa 192 anos de existência, foi inaugurou a primeira Base Avançada – BAVAN do Grupamento Aéreo no interior do Estado, localizada na cidade de Barreiras-BA, município do extremo oeste baiano, a 900 km de Salvador.
A BAVAN marca uma nova fase operacional do GRAER, que, a partir de agora, inicia o seu programa de expansão operacional, permitindo que suas ações aéreas de proteção e socorro da população sejam oferecidas no interior do estado, de forma permanente.
Fazem parte da estrutura um helicóptero, dois helipontos, um hangar e sede com alojamento para os policiais, sala de capacitação e dependências administrativas. “A função desse equipamento não é apenas cuidar do combate a crimes organizados, mas apoiar a polícia na segurança das cidades e da zona rural. Este helicóptero chega em até 20 minutos a várias cidades da região. Ainda vamos trazer alguns equipamentos e adequar a pista, para que um avião também possa fazer o pouso e vir diretamente para a Base Avançada”, afirmou Rui Costa, Governador da Bahia.
O espaço foi erguido e equipado por meio de uma parceria público-privada (PPP) e é o primeiro ponto fixo de apoio do Graer no interior do estado. Na oportunidade, o Governador Rui Costa entregou 23 viaturas, entre veículos 4 rodas e motocicletas, para unidades das PM e Polícia Civil que atuam na região oeste.
O presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) e também da Associação dos Produtores de Algodão (Prodeagro), Celestiano Zamella, aprovou a parceria para a construção do Graer. “A parceria é um modo que os produtores acharam de construir alguma coisa, já que sozinho tínhamos algumas dificuldades, e o Estado, sozinho, também tinha. Isso quer dizer que estamos colaborando para que o produtor possa produzir com mais tranquilidade e que os moradores da cidade e da zona rural também tenham mais tranqüilidade. O objetivo é bastante simples. Acredito que obras deste tipo vão possibilitar outras parcerias”, comentou Celestiano Zamella.
Para o comandante do helicóptero do Graer, major Wildnei Rocha, “por ser uma área de fronteiras e de mata, o Graer vai dar um apoio muito maior às viaturas em terra, devido à mobilidade. A base dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento”.
A solenidade contou com a presença de Rui Costa, Governador do Estado, Maurício Teles, Secretário de Segurança Pública, Ary Pereira, Subsecretário de Segurança Pública, Cel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da PMBA, Cel BM Teles, Comandante Geral do CBMBA, Cel PM Lázaro, Comandante de Policiamento Especializado, Ten Cel PM Renato, Comandante do GRAER, prefeitos do município e da região, deputados, vereadores, e membros da sociedade barreirense e região.
LEIA TAMBÉM: Base Avançada de Barreiras do GRAER está pronta para ser inaugurada