Santa Catarina – Na manhã desta quinta-feira, 15, o Águia 05 (Avião Piper Seneca II) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, prestou apoio ao SAMU de Joaçaba.
Um bebê de apenas 37 dias de vida, com fibrose cística, precisou ser transportado para o Hospital Infantil, em Florianópolis. Assim, o Águia 05 realizou o translado de Joaçaba a Florianópolis, onde o Águia 02 (helicóptero AW119Ke) deu continuidade ao serviço até o destino final. Todo o translado foi acompanhado pela equipe do SAMU.
A fibrose cística é uma doença considerada rara, com menos de 150 mil casos por ano no Brasil. Afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens.
Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Os tratamentos podem aliviar os sintomas e reduzir as complicações. A triagem neonatal ajuda no diagnóstico precoce.
Fonte: Tropical FM.
Fotos: Divulgação BAPM/SC.