Santa Catarina – No dia 16 de novembro de 2017, às 15h, o Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina realizará solenidade comemorativa aos 31 anos de Operações Aéreas, bem como a passagem de Comando da Unidade.
O atual comandante do BAPM, Tenente Coronel PM Valdoney Sérgio Rohling passará o comando ao Tenente Coronel PM Luiz Eduardo Ardigó, atual Comandante da 5ª Cia do BAPM, com sede em Lages.
Ao longo dos 31 anos anos de operações aéreas, foram realizadas mais de 30 mil horas de voo, superando 31.000 missões cumpridas com mais de 11 mil pessoas atendidas, socorridas e resgatadas pelas aeronaves da Polícia Militar catarinense.
Durante a solenidade serão entregues de medalhas e comendas a policiais militares e civis que contribuíram para a construção do BAPM. Além disso, o momento marcará a assunção do novo Comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Luiz Eduardo Ardigó.
O evento será realizado no Hangar do Batalhão de Aviação da PMSC, Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Avenida Deputado Diomício Freitas, 3033, Florianópolis – SC.
Um pouco da história do Batalhão de Aviação da Polícia Militar
O BAPM iniciou suas atividades em 1986, com uma aeronave alugada, um helicóptero Bell 206 Jet Ranger, com o propósito de realizar missões de resgate, busca, salvamento, defesa civil, defesa do meio ambiente, atendimento de ocorrências policiais de grande vulto, transporte de autoridades e apoio aos diversos órgãos públicos.
No início dos anos 90, a corporação passou a formar seus pilotos e tripulantes, a fim de recomeçar suas atividades aéreas, o que foi efetivado em 1994, ano em que foram alugados dois helicópteros Esquilo AS350B.
Em 2002, com a publicação da portaria no 042/PMSC, foi institucionalizado o Grupamento Aéreo da Polícia Militar – GRAER. Em maio de 2008, através do Decreto nº 1.392, foi elevado a Batalhão de Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (BAPM), além da implantação efetiva da 2ª Companhia do BAPM, na cidade de Joinville, para atender a região Norte do Estado.
Neste mesmo ano de 2008, com a integração das aeronaves de asas fixas à sua frota, o BAPM aumentou sua capacidade de atuação na prestação de serviços à sociedade. No ano de 2015, foi ativada a 5ª Companhia de Aviação, em Lages, passando o BAPM a executar suas missões na região da serra catarinense.
Atualmente o BAPM está subordinado ao Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), e conta com cinco aeronaves, sendo dois helicópteros Esquilos, um helicóptero Koala e dois aviões, um monomotor Embraer 711 – Corisco, e um avião bimotor Embraer 810 – Seneca II.