Goiás – A quinta edição do Aviation XP Centro-Oeste, realizada nos dias 26 e 27 de junho no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi um grande sucesso, consolidando-se como o evento mais importante do setor na região Centro-Oeste.
Paralelamente ao Aviation XP, ocorreu o 4º Congresso Aeromédico América Latina (CONAER), que também foi um grande sucesso. O evento promoveu o encontro de profissionais da saúde, pilotos, empresas e organizações, com o apoio da Associação Brasileira de Operações Aeromédicas – ABOA.
Ao longo de dois dias, o evento atraiu um público de 3.870 pessoas, contou com a participação de 57 expositores e exibiu 22 aeronaves, confirmando seu crescimento e relevância no promissor mercado da aviação geral na região Centro-Oeste. No ano passado, o evento corporativo recebeu 3.660 visitantes e 14 modelos de aeronaves.
O CONAER contou com 23 palestrantes e a participação de mais de 300 representantes de 21 estados e 60 organizações, entres elas o Ministério da Saúde, Exército, Força Aérea Brasileira, Secretarias de Saúde, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, DETRAN, Unidades Aéreas Públicas, empresas de táxi aéreo e universidades.
A Comissão Científica do 4º Congresso Aeromédico aceitou 37 trabalhos científicos. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do CONAER e receberão certificado e identificador de documentos em redes de computadores – DOI (Digital Object Identifier). Atualmente, 103 trabalhos já foram publicados nos anais do congresso.
Este ano, os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto as aeronaves expostas, realizar negócios, encontrar parceiros e fornecedores, tornando o evento um ponto de encontro essencial para o setor.
A Aviation XP Centro-Oeste 2024 foi 30% maior em relação ao ano passado e reuniu um público qualificado, composto apenas por convidados, incluindo fabricantes, proprietários e outros importantes players do mercado de aviação geral. Entre as marcas presentes estavam Tam Aviação Executiva, Synerjet, Avantto, Voar, Helisul e Tecnam, entre outras.
Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora do evento, destacou: “A Aviation XP não apenas se consolidou como um evento importante para o Centro-Oeste, mas mostrou que a região precisa de um evento como este para a troca de experiências, para atrair mais empresas e permitir a realização de negócios.” Segundo o executivo, a realização conjunta com o CONAER foi extremamente bem-sucedida, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
“O serviço aeromédico é uma atividade que salva vidas e nosso objetivo é torná-lo ainda melhor e mais capilarizado. Alguns estados brasileiros têm se destacado nesse trabalho, como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina”, disse Eduardo Beni, coordenador do CONAER e diretor técnico da ABOA. “O aeromédico encurta distâncias e leva atendimento especializado a pacientes graves em locais remotos ou com poucos recursos, e por isso, buscamos a criação de política pública voltada para o incremento desse setor,” concluiu.