China – O avião hospital Y-9 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) participou pela primeira vez de uma missão no exterior. Ele foi usado durante o exercício humanitário conjunto China-Camboja, denominado “Peace Angel-2023“, que encerrou na quinta-feira (21).
No exercício conjunto, que começou em 16 de setembro, desenvolveu atividades de busca e salvamento em um local do desastre, onde trataram doentes e feridos e preveniram e controlaram doenças transmissíveis. Durante o treinamento, o exército chinês doou medicamentos e outros suprimentos médicos para o Exército Real do Camboja.
Ambos os lados mobilizaram mais de 700 soldados e usaram mais de 1.000 conjuntos de equipamentos, incluindo, navios, aeronaves, drones de desinfecção, ambulâncias de pressão negativa e hospitais de campanha.
O exercício militar mostrou o poder do avião hospital Y-9, capaz de realizar diagnóstico, tratamento, resgate e cirurgias. Com um peso máximo de decolagem de cerca de 65 toneladas e carga máxima de cerca de 25 toneladas, possui um conjunto completo de sistemas de suporte avançado de vida.
A aeronave pode completar a evacuação aeromédica de 30 pacientes em apenas um voo, com 7 médicos a bordo. Ele é dividido em duas partes: área geral de pacientes e uma UTI. Na área comum, todas as macas podem ser retiradas para operação em campo, transferindo os pacientes para o destino de forma mais conveniente.
Todos os leitos são equipados com um monitor multiparâmetro ECG, ventilador mecânico, bomba de infusão e bomba de vácuo, que podem ser rapidamente instalados e desmontados.
A seção de UTI aérea é equipada com dois leitos, capaz de realizar pequenas cirurgias, transfusões de sangue e tem um sistema de fornecimento de oxigênio independente, de modo a garantir a segurança dos pacientes durante o voo.
Assista ao vídeo e conheço um pouco mais sobre o avião hospital: