Santa Catarina – O posto de guarda-vidas da praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, foi procurado por mais de 270 pessoas ao longo deste sábado (14) para atendimentos após contato com águas-vivas.
Em três casos considerados mais graves, as vítimas precisaram ser socorridas pelo Samu e pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros. Duas pessoas sofreram reações anafiláticas e foram encaminhadas ao Hospital Regional de São José.
Os dois primeiros casos atendidos pelo Arcanjo aconteceram às 11h e às 15h, as vítimas foram homens na faixa dos 30 anos.
Segundo o tenente Leonardo Ecco do Corpo de Bombeiros, eles tiveram contato com caravelas, desencadeando reações alérgicas graves, o que pode causar bloqueio das vias aéreas e evoluir para um choque anafilático. As vítimas foram estabilizadas e encaminhadas ao Hospital Regional de São José.
A terceira ocorrência atendida pelo helicóptero foi acionada por volta das 18h30min, uma criança de 12 anos que teve contato com uma medusa foi atendida e liberada no local. As outras pessoas que relataram contato com águas-vivas foram atendidas na praia, pelos guarda-vidas.
Como agir
Em caso de contato com águas-vivas, a orientação do Corpo de Bombeiros é que a vítima não esfregue o local nem lave com água doce, para evitar a liberação de mais toxinas. O ideal é buscar por um posto de guarda-vidas para atendimento. Caso esteja em um local sem posto por perto, a orientação é que acione o Samu, 192, ou o Corpo de Bombeiros, 193.
Segundo o tenente Ecco, aplicar vinagre no local ajuda a neutralizar a toxina, mas é importante buscar atendimento especializado, principalmente em caso de sintomas como vômito, náusea, taquicardia e enjoos.
Fonte: Jornal de Santa Catarina.