Minas Gerais – Durante dois dias um helicóptero Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas – BOA auxiliou as equipes terrestres no combate às chamas do incêndio do Parque Estadual Serra do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O incêndio que começou no dia 24/08, só foi debelado do dia 26/08, e contou com a participação de outros helicópteros e aviões lançadores de água, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Além de lançar água utilizando o helibalde, o helicóptero Arcanjo realizou diversas tarefas, tais como o transporte de brigadistas até locais próximos à linha de fogo, transporte de alimentação e equipamentos para estes combatentes e voos de monitoramento para coordenação operacional.
De acordo com o Cap Dias, piloto do Arcanjo 3, “estas operações de combate a incêndio florestal são extremamente arriscadas em alguns momentos e exigem atenção contínua de todos os envolvidos para que os fatores de perigo sejam mantidos em níveis aceitáveis e a missão seja cumprida a contento. O treinamento constante que fazemos nos traz a necessária confiança para atuarmos em equipe e com boa articulação.”