Santa Catarina – Sabe aquela frase que diz que o que já está ruim pode piorar? Pois foi o que quase aconteceu na tarde de sábado (27/01) na praia de Mariscal, em Bombinhas. Enquanto a equipe de Bombeiros e Médico do helicóptero Arcanjo 03 atendia na faixa de areia a uma vítima de afogamento, por ter caído numa corrente de retorno, os guarda-vidas retornaram ao mar para resgatar um cachorro.
Dois cães se assustaram com um drone que estava sobrevoando a faixa de areia e entraram no mar assustados pelo equipamento. Um dos cachorros conseguiu voltar para a areia.
O outro foi arrastado pela corrente de retorno. O dono dos cães, que estava presenciando o atendimento da vítima de afogamento, também quis entrar no mar para buscar o cachorro, mas, foi impedido pelos guarda-vidas.
Ao perceberem que o cãozinho não mais conseguia retornar a faixa de areia, pois estava sendo cada vez mais levado pela corrente de retorno, os guarda-vidas voltaram ao mar para fazer o resgate. Ele foi levado a areia e devolvido ao dono, cansado, mas respirando bem.
O mar estava bastante agitado e com formação de uma corrente de retorno em frente à praia. Havia sinalização com bandeiras vermelhas indicando o risco, mas a banhista entrou no mar e foi arrastada pela corrente.
O socorro dos guarda-vidas veio rápido, ela foi retirada da água e atendida em seguida. A mulher teve grau de afogamento leve e passa bem.
Fica o alerta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:
- Jamais entre no mar em locais de bandeira vermelha.
- Não leve cachorros para praia.
- Para maior segurança, banhe-se num raio de 200m do posto de guarda-vidas.
- Atente para a sinalização de praia.
- Sempre acate as orientações dos guarda-vidas
Observe a bandeira fixada no posto dos guarda vidas:
- Vermelha: risco elevado de afogamentos
- Amarela: risco médio de afogamentos
- Verde: risco baixo de afogamentos
Batalhão de Operações Aéreas CBMSC