Santa Catarina – No início da tarde de quarta-feria (11), equipe do helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros, foi acionada para transporte de fígado. O órgão estava sendo transportado via terrestre de Florianópolis para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, quando foi interrompido em decorrência de grave acidente entre caminhões na BR-101, próximo à Base da PRF de Itapema.
Em decorrência da obstrução da rodovia, o órgão não chegaria ao seu destino à tempo para o transplante. Assim, a equipe do Arcanjo, partindo de Blumenau, foi acionado para suporte aéreo, levando cerca de 27 minutos para realizar o transporte, tempo menor que se fosse via terrestre. A equipe pousou na rodovia e embarcou o órgão.
Os órgãos fora do corpo possuem uma vida útil reduzida, sendo que o transplante deve ser realizado o quanto antes, a fim de reduzir o risco de rejeição. O fígado em especial é um órgão sensível e deve ser transplantado o quanto antes. Caso não fosse possível o suporte aéreo do Arcanjo, possivelmente o órgão seria descartado, inviabilizando o transplante.