Desde 06/07, a Assessoria de Articulação com o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (ASIPAER) passa a substituir a extinta Gerência-Geral de Análise e Pesquisa (GGAP) da ANAC.
A nova Assessoria terá como atribuições o controle do cumprimento das recomendações de segurança, o tratamento dos assuntos afetos à interface com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o auxílio às superintendências sobre informações de segurança operacional relativas aos acidentes e incidentes aeronáuticos. As mudanças contemplam o alinhamento das competências da Diretoria e de unidades organizacionais ao novo Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE) da ANAC.
O chefe da ASIPAER será o gerente Mauricio Gusman Filho, até então assessor do diretor da ANAC Claudio Passos. Oficial da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), o novo chefe da ASIPAER atua na aviação civil desde 1989. Exerceu funções no antigo SERAC 5, SERAC 2, CENIPA, DAC, GER 6 e GER 7 e trabalha na ANAC desde sua instalação, em 2006. É investigador de acidentes aeronáuticos desde 1989, trabalhou no CENIPA por três anos e operou aeronaves modelo MNTE, MLTE, E110, DA10, C550, LRJT, B733 e B767.
A ASIPAER nasce com uma nova visão: dar suporte às Superintendências no gerenciamento de informações de segurança operacional da ANAC por meio de uma análise mais criteriosa dos acidentes ocorridos, buscando novos indicadores e tendências, estudando e criando métodos para análise de acidentes principalmente nas atividades da aviação agrícola, aviação geral e taxi aéreo, setores nos quais os índices de acidentes tem merecido atenção maior por parte da ANAC em razão do crescimento do número de aeronaves e do número de pilotos no país. A nova interface com o CENIPA permitirá maior troca de informações e acesso a dados, ações coordenadas com foco na prevenção de acidentes e a divulgação aos profissionais que realizam a atividade de investigação de acidentes da aviação civil dos novos requisitos que venham a ser estabelecidos pela ANAC, buscando cada vez mais o aprimoramento das investigações as quais visam evitar novas ocorrências.
Os contatos com a ASIPAER poderão ser feitos por telefone (61) 3314-4571, por e-mail – [email protected] ou por meio de carta para o seguinte endereço:
Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC
Assessoria SIPAER
Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Torre A
Edifício Parque Cidade Corporate
Brasília, DF – CEP 70.308-200