- Anúncio -

Ceará – Nesta sexta-feira (1), os alunos do Curso de Salvamento Aquático (CSA) realizaram instrução prática de helocasting no Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) participou do treinamento com o helicóptero Airbus H135.

O helocasting é uma técnica utilizada para lançar militares durante um voo de helicóptero a baixa altura sobre água (mar, represa ou rio). A finalidade dessa disciplina é atender situações de afogamento, quando os bombeiros não contam com apoio de motos aquáticas ou jet skis.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) participou do treinamento com o helicóptero Airbus H135.
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) participou do treinamento com o helicóptero Airbus H135.

A instrução é dividida em três partes: teoria, estática, que é realizada com a aeronave pousada no pátio, e a terceira e última parte, com a aeronave voando. O tenente-coronel Ribamar, piloto da CIOPAER e comandante da aeronave, destacou que a instrução de helocasting serve para preparar os guarda-vidas e equipes da CIOPAER para situações de afogamento.

“A gente faz o lançamento da aeronave para o pessoal se adaptar à altura que deve pular do helicóptero, ao local mais conveniente e à postura correta dentro da aeronave, para realizar o salvamento aquático de uma vítima que esteja em situação de perigo, ou seja, se afogando”, explicou.

Os alunos são embarcados em duplas ou quartetos, dependendo do peso e do equilíbrio do helicóptero. “Quando chegamos a um ponto ideal, fazemos os lançamentos. Eles vão da porta da aeronave e são lançados ao mar. É fundamental que eles saibam como se portar dentro da aeronave para realizar o salvamento de vítimas em perigo de afogamento”, destacou Ribamar.

O curso é ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

- Anúncio -