Praia Grande – Estou realizando o sonho de conhecer o helicóptero Águia da Polícia Militar”. A afirmação é do estudante Jefferson Porto Dutra, de 11 anos, que com cerca de 30 colegas de classe do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Ana Maria Babette visitaram, no dia 17/10, o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo de Praia Grande, litoral de São Paulo. Os estudantes fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aplicado, atualmente, em sete escolas municipais, pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).
Segundo a diretora da escola, Ana Ciomara Ferreira, o convite para a visita partiu do soldado Luiz Celani, que ministra as aulas do Proerd na unidade. “Os alunos se sentiram muito honrados com essa oportunidade que foi dada a eles devido à efetiva participação nas aulas do Proerd”, afirmou.
Na base, a turma conheceu a rotina e as principais operações realizadas pelo Grupamento, bem como os equipamentos utilizados em ações de salvamento no mar, selva e em locais de difícil acesso. Além disso, os alunos puderam entrar no helicóptero Águia 5, responsável pelo patrulhamento das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
“É importante as crianças interagirem com a Polícia Militar, principalmente conhecendo uma unidade diferenciada da PM, como é o caso do Grupamento Aéreo”, ressaltou Celani.
A aluna Ana Beatriz Santos da Silva, de 10 anos, aprovou a visita. “Gostei muito de poder entrar no helicóptero que já tinha visto muitas vezes no céu”, disse.
“Nunca tinha entrado na base e achei o máximo estar aqui e conhecer o que é feito no local”, disse a estudante Giovanna Luna Manzon, 10.
Proerd – O programa, baseado no projeto norte americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), tem como principal objetivo educar as crianças em relação à prevenção às drogas. Em Praia Grande, o Proerd é desenvolvido desde 1996, sendo voltado para alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, atendendo, no Município, desde seu início, cerca de 20 mil estudantes.
Fonte: Portal Cidadão PG, por Eliane Saraiva.