O estudante Gabriel Liberato Hoffmann do SENAI em Palhoça será o representante brasileiro em Manutenção de Aeronaves na próxima WorldSkills – torneio internacional de educação profissional. O evento será realizada na cidade russa de Kazan, de 22 a 27 de agosto de 2019. Ele garantiu a vaga ao vencer a etapa seletiva nacional, realizada nesta semana no Hangar da unidade do SENAI/SC de sua cidade. A premiação ocorreu nesta sexta (24).
A competição WorldSkills ocorre a cada dois anos e é o maior evento de educação e das competências a excelência profissional no mundo. Competidores de mais de 60 países enfrentam desafios em mais de 50 profissões, que devem ser resolvidos dentro de padrões internacionais de qualidade e de um tempo pré-determinado.
Um dos principais legados da WorldSkills Competition é dar visibilidade e importância à educação profissional, como um dos verdadeiros instrumentos de transformação econômica, social e profissional. Em 2017, o Brasil conquistou o 4º lugar na área de manutenção de aeronaves com um aluno do SENAI/SC, Rafael de Bobra e busca o ouro em 2019 com Gabriel.
A preparação para a seletiva nacional exigiu do competidor mais de 8(oito) meses de dedicação para garantir a excelência na realização das provas. Durante este tempo Gabriel contou com a ajuda de seus treinadores: Rodrigo Campos e Rafael de Borba além do apoio do coordenador do curso o professor Thiago Carvalho e realizou diversos simulados nas áreas de: elétrica, motores de aeronaves com inspeções boroscópicas, reparos estruturais, inspeções diárias, além de manutenções em ambientes confinados, etc. Todas as provas seguem os padrões exigidos nos documentos de fabricantes (BOEING, HELIBRÁS) e autoridades aeronáuticas civis como a FAA, ICAO e ANAC todos na língua inglesa.
“Foi uma prova intensa, uma disputa acirrada”, disse o agora melhor estudante brasileiro de manutenção de aeronaves, emocionado com a conquista. “Eu vinha bem nas provas, mas no terceiro dia, com o cansaço, meu desempenho não foi tão bom e aí meu astral deu uma decaída”, comentou, enquanto recebia o abraço do pai – o pedreiro Paulo Roberto –, da mãe – Arinalda, que é professora da rede pública de Palhoça e do irmão “Essa estava no caminho dele”, disse a mãe. Ela contou que filho descobriu a existência do curso no dia em que acabavam as inscrições. “Pegamos o carro e fomos fazer a inscrição; depois ele se agarrou com tudo a esta oportunidade”, afirmou.
Nascido em São Pedro de Alcântara, Paulo Roberto seguiu a profissão do pai e tornou-se pedreiro. Mas sempre viu no filho mais velho o desejo de trabalhar com aeronaves, de ser piloto de aviões. “É muita emoção; foi uma espera de bastante tempo. Ele é muito dedicado”, afirmou.
Gabriel foi o quinto estudante do SENAI/SC a subir no topo do pódio nas seletivas para a WorldSkills 2019 realizadas até agora. Santa Catarina é o segundo estado com maior número de medalhas de ouro.
Autor: Prof. Thiago Ferreira Carvalho – Coordenador do Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves do SENAI/SC.