A Airbus Helicopters descontinuou a produção do bimotor leve AS355 Ecureuil II com a intenção de restringir seu portfólio e focar nos seus produtos principais.
A produção do helicóptero de 2.6 toneladas – também conhecido como Twin Squirrel ou Twin Star, nos EUA – deve continuar, no entanto, até o próximo ano, já que sua fuselagem está entre as encomendas atrasadas.
A fabricante disse que a decisão foi baseada na necessidade de reduzir a gama de produtos e focar em modelos que vendem mais para responder melhor às necessidades do mercado e de seus clientes.
Mas, a produção das outras aeronaves de asa rotativa da família Esquilo – H125 e H130 – continuará.
“A Airbus Helicopters continua comprometida com a melhora contínua do H125 e H130 para o aumento da competitividade e da satisfação do cliente,” disse a empresa, ao acrescentar que “continuará apoiando os mais de 600 AS355 atualmente em serviço no mundo todo.”
Apesar de ser produzido desde 1979, o AS355 tem sido oferecido, desde 2007, como o variante NP, equipado com motores Turbomeca Arrius 1A1, controlados pelo sistema FADEC, e ostentando uma rápida velocidade de cruzeiro de 120 kt (222km/h) com um alcance máximo de 395nm (731 km).
Fonte: Flightglobal/ Reportagem: Dominic Perry