A Airbus Helicopters espera capitalizar com a entrada suave do seu novo H145 em serviço – anteriormente, a variante T2 do bimotor médio EC145 – e adicionar capacidades extras à aeronave de asa rotativa de referência.
A primeira entrega do novo Donauwörth, modelo fabricado na Alemanha – que ganha motores atualizados Turbomeca Arriel 2E de 900 cavalos de potência do eixo (671kW), um rotor anti-torque envolto e um novo cone de cauda de fibra de carbono – aconteceu em julho de 2014 ao fornecedor alemão de serviços médicos DRF Luftrerrung.
Desde então, 43 helicópteros foram entregues a 14 clientes, acumulando um total de 10.400 horas de voo, segundo o gerente do programa Dragos Grigorincu. Almeja-se uma disponibilidade de 85%, mas Grigorincu acredita ser possível atingir 90%. “As declarações gerais vindo das operadoras é de que a entrada em serviço tem sido bem suave,” disse ele, com manutenções não programadas “mantidas ao mínimo”.
Os trabalhos de expansão de envelope já começaram a ser realizados, com voos teste conduzidos em abril e maio deste ano, na Bolívia, para habilitar altitudes de densidade certificadas de 6,000 metros a partir deste ano.
Outros recursos também serão adicionados ao conjunto de aviônica Helionix no próximo ano, incluindo ADS-B Out, um sistema de visão sintética, mapas digitais e a abordagem de Localizador de Desempenho com Orientação Vertical.
Um acessório de voo eletrônico baseado em iPad com total conectividade também está sendo desenvolvido “para os próximos um ou dois anos”, disse Grigorincu.
Um sistema de monitoramento da integridade e do uso também será lançado este ano, que inclui um monitoramento da vibração do motor, algo amplamente solicitado pelas operadoras no segmento de transportação offshore, afirmou ele.
Apesar de 80% das entregas até agora terem sido feitas ao setor de serviços de emergência médica, as operadoras offshore estão gradualmente mostrando interesse pelo helicóptero de oito passageiros.
Isto foi salientado através de um acordo assinado em dezembro para o H145 do Transporte Aéreo Pegaso do México para uso nas operações de petróleo e gás. As entregas devem começar em 2017.
A lista de aeronaves pendentes está agora em 180, uma mistura de encomendas confirmadas e outras opções, disse Grigorincu. A produção da nova variante está aumentando, de 13, em 2014, para 40, em 2015, e crescendo a um máximo de 60 este ano.
Porém, os fabricantes de fuselagem continuam a trabalhar com seus modelos mais antigos, tanto com o helicóptero de base quanto com o EC145e – comercializado agora como o EC145 – com um total de 70 fuselagens ainda a serem fabricadas.
A grande maioria delas está destinada ao programa UH-72 Lakota do Exército dos EUA, com kits fabricados em Donauwörth transferidos a uma instalação em Columbus, no Mississippi, para a montagem final.
A Airbus Helicopters não revela quando retirará o modelo mais antigo de produção, mas provavelmente não estenderá para além de 2016.
Fonte: Flight Global/ Reportagem: Dominic Perry