A Airbus Helicopters firmou parceria com a Norwegian Air Ambulance Foundation para desenvolver as futuras missões do protótipo CityAirbus NextGen para serviços aeromédicos na Noruega. Pretendem integrar os requisitos operacionais da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Airbus para utilização nesses serviços em todo o país.
O estudo pretende demonstrar como o eVTOL pode ser usado em diferentes tipos de missões aeromédicas na Noruega e melhorar o resultado do paciente e o desempenho geral do sistema de Serviços Médicos de Emergência do país. Seguirão uma abordagem estratégica de longo prazo para pesquisar a complementaridade dos ativos existentes, como helicópteros convencionais e eVTOLs.
Como a Norwegian Air Ambulance possui uma frota mista de helicópteros Airbus H135 e H145, para o Prof. Hans-Morten Lossius, Secretário-Geral da Fundação Norueguesa de Ambulâncias Aéreas, a complementaridade é um fator chave neste esforço. “os helicópteros continuam sendo essenciais para realizar missões aeromédicas, enquanto os eVTOLs podem trazer recursos adicionais para apoiar os socorristas, por exemplo, transportando especialistas médicos para cenas de acidentes ou órgãos de um local médico para outro.”
Balkiz Sarihan, Chefe de Mobilidade Aérea Urbana da Airbus, disse: “A Fundação Norueguesa de Ambulância Aérea sempre esteve na vanguarda da inovação médica, mais recentemente com pesquisas dedicadas para integrar um scanner de tomografia computadorizada em um helicóptero H145 de cinco pás“.
- Leia também: Ambulância Aérea Norueguesa e Airbus estudam uso de tomógrafo a bordo de helicóptero H145.
O primeiro passo para a criação de um ecossistema eVTOL aeromédico será a avaliação da eficiência do atual sistema norueguês, para depois simular diferentes cenários, integrando ativos avançados de mobilidade aérea, como infraestrutura, gerenciamento de tráfego e fornecimento e distribuição de energia.