A Airbus Helicopters anunciou novos nomes para as suas aeronaves, com o “H” substituindo a designação “EC” da maior parte da frota, enquanto a última geração do icônico AStar mudará de AS350B3e para “H125”.
A mudança foi anunciada pelo presidente e diretor executivo da Airbus Helicopters Guillaume Faury na conferência de imprensa anual da empresa na Heli-Expo. Faury disse que a convenção de nomemclatura seguiu o exemplo da divisão de asa fixa da Airbus – cujas aeronaves possuem designações como A320 e A350. E também usou o exemplo dado nas aeronaves militares de asa fixa da empresa, com o prefixo “M” vindo depois da designação civil da versão civil de cada tipo. Deste modo, o EC725 se tornará H225M.
Faury disse que a nova convenção ajudaria a posicionar os helicópteros da empresa de acordo com a sua série e abriria novas possibilidades de nomes; anteriormente, o último dígito dos nomes “AS” ou “EC” se relacionavam ao número de motores, com o “0” indicando monomotor (EC120, AS350 e EC130) e o “5” indicando bimotor (como AS355, EC135 e EC145). Quanto ao monomotor AS350 tornando-se o H125, este não é mais o caso, e ele disse que isso deu à empresa novas opções para a designação X4 – que foi revelada na exposição como o H160.
Contudo, os pilotos, as operadoras e os mecânicos acostumados com os nomes icônicos “TwinStar” e “AStar” não precisam se preocupar — as aeronaves conservarão estes apelidos, assim como conservarão a H225 Super Puma e a H155 Dauphin.
“Com vista ao futuro, continuaremos usando estes nomes”, disse Faury. “Eles realmente são importantes para vocês e para as operadoras.”
Fonte: Vertical Mag