A empresa Russian Helicopters, uma subsidiaria da holding Oboronprom, parte da Corporação Estatal Rostec, e a AgustaWestland, uma empresa Finmeccanica, anunciaram a assinatura de uma carta de intenção (“ Heads of Agreement” ) no Show Aéreo MAKS 2013 definindo o projeto e o desenvolvimento conjunto de um novo helicóptero monoturbina na classe de 2,5 toneladas. O acordo foi assinado por Daniele Romiti, Presidente da AgustaWestland, e pelo Presidente da Russian Helicopters Dmitry Petrov.
A avaliação preliminar do projeto técnico e das oportunidades comerciais deve ser concluída em poucos meses. O programa, inicialmente anunciado pelos parceiros no verão de 2012, prevê uma divisão 50/50 entre as duas partes, com o novo helicóptero sendo projetado para o mercado global e para uma ampla gama de aplicações.
Dmitry Petrov, presidente da Russian Helicopters, disse: “Este acordo é um novo passo em direção a uma cooperação benéfica para ambas as empresas. A Russian Helicopters no seu papel de player global do mercado de aeronaves de asas rotativas se encontra ativamente envolvida em projetos internacionais de construção na Rússia e de desenvolvimento de novos modelos de helicópteros. Nossa cooperação com a AgustaWestland está caminhando adiante e virou uma de nossas prioridades principais.”
Daniele Romiti, presidente da AgustaWestland disse: “Este acordo com a Russian Helicopters expande nossa parceria de sucesso que se iniciou com a criação da ‘joint venture’ HeliVert, para a montagem na Rússia do modelo ‘best sellers’ AW139. Estamos satisfeitos com o progresso deste programa saltando para os estágios de projeto e construção. A avaliação técnica e comercial, que será concluída em breve, nos permitirá definir as bases para um novo produto que tenha ótima relação de custo/beneficio, sendo capaz de competir globalmente.”
Fonte: Base Militar